O amor é antes de tudo uma virtude.
Aquela que consuma todas as outras: quem ama não precisa da moral.
"Máxima do dever: age como se amasses." André Comte-Sponville
Contudo, o amor não é um sentimento simples, nem simples é sua compreensão e prática.
Distinguem-se três modos de amar.
A primeira forma toma o amor por paixão, pathos. O amor é eros, desejo e carência. Se não desejássemos algo, não o amaríamos. E se o temos cessando o desejo, já não o amamos mais. É preciso que haja a carência ou o temor da ausência para que se continue desejando e seduzindo astutamente para enfim possuir o amado.
Amar é também reciprocidade, encontro entre amantes. Um jeito de amar que é philia, amizade e estima. Ama-se quem corresponde e troca gentilezas, respeito, lealdade, carinho, cumplicidade. Se não há equivalência recíproca no trânsito do sentimento, há desencontro. Amar, assim, sustenta-se pelo intercâmbio fundamentado no sentir.
Ama-se ainda com total desinteresse, apenas por amar, incondicionalmente. É o amor ágape, santo pelo sua absoluta generosidade. O outro não é amado por ser importante, mas se torna importante porque é amado. Só deuses amariam assim, mas há ensaios autênticos entre humanos, como na maternidade emocionalmente sadia.
Amor na falta, egoísta.
Amor no encontro, recíproco.
Amor solitário, porém que se basta, altruísta.
Os relacionamentos misturam em medidas variáveis conforme o caráter e a situação, os três tipos abraçados pelo conceito de amor.
Na predominância de um sobre o outro é que se julga o grau de valor do amor que se está vivendo ao lado de alguém.
Cuándo vale la pena luchar por amor?
Por Charles Dalberto
Imagens: Aleteia, Mitologia e Fantasia
Capinando eu vou, cuidadoso. Com golpes cavo, arranco, separo. Vou limpando terreno, preparando plantios. Evito pedras, mas não rejeito a terra. Faço jornada na capina do texto semeando frases, germinando ideias, adubando fatos, colhendo provocações. Cultivando a breve flor do momento na longa lavoura do tempo. A linguagem é o mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Nas aulas de filosofia da arte, conheci Rousseau. Eram tardes em uma sala da faculdade de arquitetura da federal do Rio Grande do Sul. Alun...
-
"Os indígenas são a pupila de Guadalupe." Disse hoje o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, citando-os entre os humildes p...
-
O prazer nos move. Você acha que não? Pense melhor... A felicidade, se ela existe, é um tipo de prazer especial que se procura alcançar pr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário