quarta-feira, 12 de outubro de 2022

A pupila de Guadalupe

"Os indígenas são a pupila de Guadalupe."

Disse hoje o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, citando-os entre os humildes perseguidos e prediletos de um Deus ainda incompreendido pelo homem. 

Porque notícias trazem rumores de guerra. De injustiça, de expropriação. Desde a chegada dos colonizadores em terras americanas tem sido desse modo, com a bênção de própria Igreja que se corrige em parte. 

Os povos originários, legítimos ocupantes do Novo Mundo, para eles o único e ancestral, atravessam os séculos de hispanização em contínuo recalque da sua história, da sua cultura e da sua presença em sua terra. A grilagem, o garimpo, a invasão, a inculturação e mesmo a continuidade de uma política de extermínio velada na inação dos Estados, tudo isso que povoa manchetes tratadas com indiferença e certa desumanidade, é a herança presente de um passado colonial ainda vivo. 

Justifica-se, portanto, que o então Dia da Hispanidade seja hoje o Dia da Resistência Indígena. 

O 12 de outubro é data para refletir da decolonização, que é diária, e afirmar identidades nativas de todo o continente com o direito de todos à existência digna incluída definitivamente nas nações de toda a América. 

Só nesse dia, quando tudo for de todos, a visão de Guadalupe com o índio Juan presente será também a de cada um. 

____________________________________________________________________


Leia mais em Brasil de Fato: Na América Latina, 12 de outubro é celebrado como Dia da Resistência Indígena 

Ilustração: Tuara Paez 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Felicidade tóxica